Política

Presos provisórios não poderão votar em Santa Maria neste ano

José Mauro Batista

Foto: Lucas Amorelli (Diário)
Presos que não têm condenação podem exercer o direito do voto,conforme resolução e convênio, mas falta estrutura e segurança nas casas prisionais

As duas casas prisionais de Santa Maria e o Centro de Atendimento Sócio-Educativo (Case) alegaram falta de estrutura para garantir a instalação de seções eleitorais para que as pessoas recolhidas provisoriamente (sem condenação) possam votar nas eleições deste ano. O acordo, firmado no último dia 16 de março entre órgãos federais e estaduais, estende o direito de voto a quem ainda não foi julgado. Atualmente, há 191 pessoas aguardando julgamento nas três instituições de Santa Maria.

Juiz nega pedido de implantação de voto impresso

- Para a realização de eleições nesses estabelecimentos, a principal condição era a segurança e a garantia da integridade física de servidores, mesários, internos e reclusos - informa o chefe do Cartório da 135ª Zona Eleitoral, Vinícius Teixeira.

A Delegacia Penitenciária Regional (DPR) também informou que, no final de semana (as eleições ocorrerão domingo), é dia de visita nos presídios, gerando grande fluxo de pessoas, razão pela qual ficaria fragilizada a segurança.

Supremo adia julgamento e proíbe prisão de Lula até o dia 4 de abril

A assessoria da Presidência do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) esclarece que uma resolução de 2015 estabelece as regras para presos provisórios votarem. No entanto, nem a resolução nem o acordo obrigam as casas prisionais e instituições onde menores cumprem medida socioeducativa a instalarem as seções.

Segundo a Secretaria Estadual da Segurança Pública, cerca de 10 mil detentos de 30 unidades prisionais gaúchas estão aptos a votar este ano.

PRESOS SEM CONDENAÇÃO

  • Atualmente, há 191 pessoas recolhidas em Santa Maria aguardando julgamento
  • 177 presos provisórios estão na Penitenciária Estadual de Santa Maria (Pesm)
  • 8 mulheres estão presas provisórias no Presídio Regional de Santa Maria (PRSM)
  • 6 menores estão recolhidos provisoriamente no Centro de Atendimento Sócio-Educativo (Case). Segundo a direção do Case, eles não têm título de eleitor 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Senado começa a debater o Estatuto da Diversidade Sexual e de Gênero

TRF4 nega último recurso de Lula na segunda instância Próximo

TRF4 nega último recurso de Lula na segunda instância

Política